Partícula de Deus

Mais uma vez religião e ciência se combatem em busca de provar seu ponto de vista. Temos vários exemplos disso a começar pela uma teoria conspiratória que consiste no surgimento da vida. Desde os primórdios a ciência defende que a vida surgiu de uma explosão térmica conhecida como Big Bang; já a religião defende a origem da vida como dádiva de um ser superior, que criou todas as coisas.
Essas e tantas outras afirmações trouxeram dos mais variados debates; cada um defendendo sua teoria. Agora o que esta sendo discutido e que poucas pessoas sabem, é sobre o acelerador de partículas. Criado por volta de 1911, pelo físico Ernest Rutherford (ele usou uma fonte radioativa para lançar partículas alfa 1 contra uma fina camada de ouro 2. Ao redor desse obstáculo, uma chapa de sulfeto de zinco servia como um detector 3, capaz de revelar a trajetória das partículas que atravessavam os átomos de ouro) o acelerador foi sendo modificado com o passar do tempo através de pesquisas sendo hoje a grande descoberta cientifica do século XX e XXI .
A Organização Européia para investigação nuclear (CERN) é o maior laboratório de física de partículas do mundo, localizado na região noroeste de Genebra, na fronteira Franco-Suíça e criado em1954. A principal função do CERN é fornecer aceleradores de partículas e outras infraestruturas necessárias para a pesquisa de alta energia física. Vários experimentos têm sido construídos no CERN por colaborações internacionais para fazer uso deles. O acelerador de partículas foi substrato em romances fictícios como é o caso do livro Anjos e Demônios do escritor norte-americano Dan Brown, e diversos documentários baseados nessa teoria que passou a ser publicada aos poucos. O CERN investiu a maior quantidade de dinheiro para pesquisas em relação a criação do LHC ( O Grande Colisor de Hadrons) cerca de 3,5 bilhões de euros.
O Grande Colisor de Hadrons é o maior acelerador de partículas do mundo. Criado pelo CERN- Suíça, possui a maior concentração de energia do mundo. Estende-se em uma circunferências de 27 Km, com 175 metros abaixo do nível do solo, é conhecido popularmente como LHC . O LHC entrou em funcionamento no dia 10 de setembro do ano de 2008, e a primeira colisão no dia 30 de março de 2010.
A grande expectativa dos cientistas era provar concretamente que a teoria do Big Bang é sim realmente verdadeira. Mas uma interrupção no fornecimento de dados ocasionado pelo vazamento de hélio nos túneis, fizeram com que só no dia 20 de novembro de 2009 fosse religado. Nesse momento, serão recriados os instantes posteriores ao Big Bang, o que dará informações chaves sobre a formação do universo e confirmará ou não a teoria da física, baseada no Bóson de Higgs (uma partícula elementar escalar maciça hipotética predita para validar o modelo padrão atual de partícula. É a única partícula do modelo padrão que ainda não foi observada, mas representa a chave para explicar a origem da massa das outras partículas elementares).
O Bóson de Higgs foi descoberto em 2006, durante a experiência do LHC — conhecida Popularmente como Partícula de Deus.
Podemos ver que a cada dia mais e mais ciência e religião se confrontam em buscar respostas para suas indagações. Acho que no mundo em que estamos vivendo as pessoas devem se importar com coisas mais importantes como erradicar a fome no mundo. São investidos milhões e milhões de dinheiros em pesquisas para que? Ao invés de salvarmos o mundo, as pessoas, estamos preocupados em investir em pesquisas que levam a um conhecimento passageiro, isto porque, embora prove-se ao contrario, haverá os que defenderam tanto a teoria do Big Bang como a do Criacionismo. Conseqüentemente dará só mais especulações sobre um assunto tão polemico e real no nosso dia-a-dia.
Devemos ter um pouco de consciência critica e fazer um autoexame em si mesmo, parar para pensar no que é realmente importante para mim. Muitas pessoas dizem estarem certas, outras até ficam tão fanáticas por defender um ponto de vista que esquecem a verdadeira essência disso tudo. Só que mais profundo ainda é querer entender o porquê disso, e se isto vai mudar realmente a minha vida?
Não basta estamos preocupados com o passado do ser humano- seja lá de onde veio- se não estamos preocupados com o nosso futuro. Vemos o mundo esta se degradando em desmatamento, queimadas, ganância, falta de recursos naturais, e ainda estamos querendo indagar verdades sobre a origem da vida?
Será que saber é mais importante do que o agir para muitas pessoas? Ou vamos ficar parados e deixar rolar, porque não é com nós que muitas vezes bate o desespero.
Bacelar Gouveia critica o alto custo de investimento para uma resposta obvia.
Rafael de Oliveira diz: Acredito e admiro mais que tudo na ciência e na tecnologia…. Quero muito que esse experimento de certo, pois sou fascinado pelo universo e saber como foi gerado, criado seria ainda mais fascinante estudá-lo.
Basta agora é investigar o que é certo ou errado de acordo com suas convicções.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s